Ubiratan Marques lança “Dança do Tempo” no Sesc Pinheiros

PoroAberto
2 min readFeb 24, 2024

Sábado é o último dia para ver esse show imperdível

O show de Ubiratan Marques lançando seu primeiro disco solo nos coloca dentro do filme da vida do maestro. O menino, o jovem, o adulto que está diante de nós revela que o álbum é uma narrativa sobre sua trajetória — e de como dança o tempo em seu corpo, experiência e existência. A forma como a música é percebida por ele é a principal chave para embarcar em sua viagem: a materialização do som, no disco, no palco, na imaginação, é apenas um dos aspectos, porque Ubiratan música em tudo.

Ubiratan Marques no Sesc Pinheiros

Acompanhado de Rowney Scott, Reinaldo Boaventura, Alexandre Vieira e das vozes de Tâmara Pessoa e Gab Ferruz, Ubiratan Marques ocupa o canto do palco do teatro do Sesc Pinheiros com uma presença leve e sublime. Ele foge de um roteiro óbvio que seria o de tocar apenas as faixas do disco, bem como cria uma nova ordem para elas, começando pela música que dá nome ao disco, “Dança do Tempo (Lodô Inã).

Ao longo de quase uma hora e meia de espetáculo, o maestro insere no setlist também algumas das músicas gravadas com a Orquestra Afro-Sinfônica, projeto criado pelo próprio Ubiratan Marques e indicado ao Grammy por seu último disco, “Orin, a língua dos anjos”. Se no disco o convidado especial a integrar a banda é Toninho Horta, que toca violão em “Carolina”, no show de lançamento é Danilo Caymmi quem faz a participação especial, em duas aparições cantando e tocando flauta. Em sua segunda entrada, canta Milton Nascimento e Fernando Brant e seu pai, Dorival Caymmi. Uma presença estrondosa e emocionante, mesmo quando convida o público a cantar junto “Suíte do Pescador”.

Aclamado pela plateia (repleta de músicos, por sinal) ao encerrar o show, Ubiratan volta com a banda para mais duas músicas no bis, uma da Orquestra e “Alma das Flores”. “Dança do Tempo” é um importante passo na carreira de Ubiratan Marques, tanto tempo pesquisador e professor, que tem se dedicado ainda a tocar com Baiana System e com Russo Passapusso nas maratonas de shows por todo o país e, obviamente, do carnaval.

Escrevi sobre o disco para as Resenhas Miúdas e vocês podem ler acessando o Instagram.

--

--