In-Edit Brasil 2024

Como aproveitar o festival e se organizar dentro da programação

PoroAberto
2 min readJun 11, 2024

Está no ar a minha quase tradicional planilha para acompanhar o In-Edit Brasil — Festival Internacional do Documentário Musical. Ocorrendo quase sempre em junho, mês de São João (e Santo Antônio e São Pedro), o festival completa o argumento de que este é um dos melhores meses do ano.

Planilha do Poro Aberto para o In-Edit 2024

E vamos à programação. O festival acontece de 12 a 24 de junho, com filmes em diferentes horários e cinemas pela cidade. Alguns contam com debate com o diretor, basta olhar no site qual a sessão especial. A estreia, amanhã, é com o documentário sobre a banda americana Devo, dirigido por Chris Smith, no Cine Sesc, às 20:30h. Espero que todo mundo esteja namorando pra ter uma boa programação e sobrar mais lugares pra gente no cinema.

Neste ano, os filmes estrangeiros me chamaram mais atenção do que os nacionais. Terei como prioridade os filmes Deep Listening, que conta a história de Pauline Oliveros; Subotnick: Portrait of An Electronic Music Pioneer, também sobre um dos criadores da vanguarda da música eletrônica; e The Legacy of J Dilla, que dispensa explicação.

Falando ainda das produções gringas, são também destaque os documentários sobre Cindy Lauper, Joan Baez, Karen Carpenter e Peter Doherty.

O festival optou por escalar os documentários brasileiros sobre o funk sempre dentro da mesma grade de dia e sala, o que torna a sexta-feira (14) um dia de aproveitamento total na Cinemateca para assistir Na terra de Marlboro, de Cavi Borges; Terror Madelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque; e Funk Favela, de Kenya Zanatta (este disponível também na programação on line).

Para quem gosta de samba, tem filme para todos os gostos: Dorival Caymmi, Zé Keti, Paulo Vanzolini, Luiz Melodia e Germano Mathias. E na programação online, filme novo de Henrique Dantas (Filhos de João, Admirável Mundo Baiano e Dorivando Saravá, o preto que virou mar) e Marcelo Abreu, Sagrado Compor.

Alguns filmes que compõem a programação já puderam ser visto antes, como Black Rio! Black Power!, novo documentário incrível de Emílio Domingos que escrevi sobre aqui; Eletronica:mentes, de 2019; eBlack Future, Eu sou o Rio, de 2023.

E, claro Mutiny in Heaven: The Birthday Party, sobre a relação de Nick Cave e do guitarrista Rowland S. Howard.

--

--